segunda-feira, 7 de agosto de 2017

AGOSTO DE NOVIDADES

A partir desta semana, o Museu Julio de Castilho, instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer,  abre suas portas com novidades no percurso expositivo. 
 Tendo encerrada a exposição temporária que estava em cartaz, buscou-se ampliar a exposição permanente do acervo,  a pedidos do próprio público, dando ênfase à temática farroupilha e já se adiantando às comemorações de setembro, exibindo personalidades ilustres da história gaúcha, bem como apresentando objetos emblemáticos como o lenço farroupilha e as lanças dos lanceiros negros, entre outras preciosidades históricas.



Assim, este novo percurso recebe o visitante com duas novas propostas expositivas, na primeira sala temos a República Riograndense, com ênfase em retratos e logo em seguida o espaço As Guerras dos Gaúchos, ressaltando as armas e períodos belicosos, e que também antecede a continuação do caminho para o Jardim dos Canhões.

E não é só isso... Na casa que pertenceu à Julio de Castilhos, além das salas de acervo mais conhecidas, foram liberadas para a visitação as salas frontais, poeticamente intituladas de Salas do Tempo, um conjunto arquitetônico dividido por lindos arcos e cuja iluminação natural simula uma ambientação de época (no tempo de Julio de Castilhos, durante o dia, a luz era apenas a que vinha das janelas). Nesta área, foram colocadas cadeiras de estilo para que o visitante faça um momento de pausa e use sua imaginação.

Venha nos visitar e conferir esse lindo passeio pela história gaúcha. 
O Museu Julio de Castilhos abre de terças à sábados, das 10 às 17 horas 
e seu acesso é gratuito.