Educativo


AGENDAMENTO DE VISITA AO MUSEU JULIO DE CASTILHOS

O Museu Julio de Castilhos funciona em dois prédios históricos com acervo de peças únicas e raras. Em razão dessas características, pedimos atenção às orientações a seguir.

Todo grupo ou escola deve agendar e ter acompanhamento da equipe do Museu que oferecerá duas modalidades de visitação:

        a) Visita Mediada - Tempo de visitação de mínimo uma hora (01h) e com grupos de até 25 integrantes para visitação ao museu. Conteúdos aprofundados das exposições, sendo necessário mais tempo para a realização de atividades pedagógicas propostas pela equipe educativa do museu, de acordo com a faixa etária do grupo.

     b) Visita Acompanhada - Grupos que estão visitando várias instituições no mesmo dia ou no mesmo turno, geralmente com mais de 25 integrantes, voltados para finalidade turística, dispondo de um tempo menor de visita a cada instituição. De qualquer forma, haverá uma recepção introdutória da equipe educativa do museu, que acompanhará o grupo e ficará disponível para explicações.

Agendamentos ocorrem somente pelo e-mail: museujulioeduca@gmail.com 

O agendamento de Mediações, conforme disponibilidade e retorno do termo de solicitação ocorre terças a sextas, das 10h às 12h e das 14h às 16h. A entrada é gratuita para todos em todos os dias e horários de funcionamento.

Número máximo por grupo: 25 pessoas (alunos/turistas e acompanhantes). Grupos maiores serão divididos. Mais informações no agendamento.  Para cada grupo de 10 alunos, deverá haver um monitor acompanhante, que deverá permanecer com o grupo, auxiliando na orientação e condução pelos espaços do Museu;

ATENÇÃO: em caso de dano ao patrimônio (prédio ou objetos), o visitante causador do dano e a instituição à qual está vinculado (escola, agência de turismo etc.) responderão legalmente pelo fato, com reparação/ressarcimento;

Para evitar situações desagradáveis solicitamos orientar e fiscalizar o grupo sobre:

  • Mochilas/pastas/bolsas volumosas, devem ser deixadas no transporte ou depositadas no guarda-volumes disponível na entrada do museu;
  • Não é permitido correr ou empurrar, dependurar-se em corrimãos, expositores ou anteparos;
  • Consumo de alimentos e bebidas - lanches poderão ser realizados no pátio do museu, após a visita;
  • Tocar nos objetos em exposição, salvo os sinalizados para este fim;
  • Fazer uso de flash ao fotografar os objetos dentro do museu;
  • Fumar ou conduzir acesos cigarros, incensos, defumadores e assemelhados.


Considerações Finais

O museu não dispõe de equipe para acompanhamento de aluno/pessoa com deficiência (definição dada pelo Art. 2o da Lei Federal 13.146, de 06/07/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), devendo a escola, neste caso, dispor de um professor ou familiar do aluno para acompanhá-lo individualmente. Solicitamos que a equipe do museu seja previamente informada caso haja algum aluno da turma visitante com deficiência e/ou necessidade de ferramentas inclusivas.

Ao final da visita, solicitamos resposta ao Formulário de Avaliação do Programa Educativo, além da realização, por amostragem, da Pesquisa de Público Escolar para ser respondida por voluntários, ambos disponíveis online.


Projeto Museu Ponte e o depoimento da professora Dandara, da EEEM Santa Rosa,  que participou da primeira edição. O projeto, que começa sua segunda edição tem parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul/Vara de Penas e Medidas Alternativas e o apoio da Associação de Amigos da instituição.