Exposições

O que tem para ver? Comece pela arquitetura

O Museu Julio de Castilhos tem por sede dois prédios históricos localizados no Centro de Porto Alegre.

O prédio n.º 1231, atual entrada da instituição, foi construído em 1887 pelo Coronel Eng. Catão Augusto dos Santos Roxo e foi residência de Julio e sua família de 1898 até sua morte em 1903.  Em estilo neo clássico de finais do século XIX, apresenta em sua fachada e interior,  elementos decorativos florais, lindas pinturas decorativas, onde se percebe o uso da técnica de “stencil”, portas e janelas em arco e arquitetura que favorece a iluminação natural.

O prédio n.º 1205 original foi construído em 1893; porém, em 1916, foi demolido,  dando lugar à nova residência de Sebastião Velho, nossa atual "casa amarela". Apesar disto, também tem uma arquitetura considerada neo clássica, com elementos decorativos florais, lindas pinturas decorativas onde se percebe o uso da técnica de “stencil”, contudo com uma visão mais moderna, do início do século XX, com portas e janelas em ângulos retos.


O QUE ESTÁ EM EXIBIÇÃO


Memória e Resistência – Longa Duração

Ao cruzar a  iluminada área envidraçada entre os dois prédios que constituem o museu, encontra-se a entrada para as salas da exposição Memória e Resistência, cuja vitrine exibe artefatos das tradições arqueológicas do Rio Grande do Sul e mapa correspondente. A primeira sala apresenta uma coleção de esculturas de grande porte em madeira, coloridas, provenientes das missões jesuítico-guaranis,  momento de contato entre os indígenas guaranis e padres jesuítas espanhóis. É possível perceber que as esculturas, apesar de seguirem modelos europeus, possuem traços indígenas. No ambiente seguinte, abre-se o grande salão desta casa, onde são expostos acervos de temática indígena de diferentes períodos até a contemporaneidade, ilustrando diferentes técnicas, rotinas e culturas, a partir de objetos de uso cotidiano como adornos, cerâmicas utilitárias, cestarias e outros objetos confeccionados de insumos naturais. 


Cubo de Vidro - Curta Duração 
Na série fotográfica Iconografia Fantástica Eduardo Scaravaglione traz luz e destaque a diversas obras artísticas representadas em monumentos e estátuas na cidade de Porto Alegre, resgatando suas fontes e significados do passado ao presente. 

Narrativas do Feminino – Longa Duração

Depois de tantas personalidades ilustres masculinas, ao lado do quarto estilo imperial, temos a presença da mulher às narrativas do museu. Acervos como indumentárias, acessórios, objetos utilizados em trabalho e nomes que marcaram a história, apresentadas por pinturas, registros literários, fotografias. É neste espaço do resgate da voz feminina que vemos também a presença da mulher negra, em diferentes acervos que falam de seu protagonismo, como roupas, fotografias e documentos.

Quarto Estilo Império – Longa Duração

Próximo às salas de fachada, se localiza o Quarto estilo Império, com móveis residenciais da época em que viveu Julio de Castilhos. Armários, cômodas, vários espelhos, uma cama ladeada por mesas de cabeceira com lampiões e pinicos, fazendo uma referência aos costumes antigos, onde não existia energia elétrica e poucas casas possuíam o luxo do banheiro interno. Roupas de dormir e acervos de toucador complementam a atmosfera residencial.


Gabinete – Longa Duração

A principal sala de fachada da casa histórica do museu, chamamos de Gabinete de Julio de Castilhos, com acervos que pertenceram ao estadista que dá nome ao museu, como a foto de família, louças e outros objetos de uso cotidiano, tanto da casa quanto da vida profissional, uma mesa e cadeira usadas em seu gabinete, outros móveis de época, e ainda, nas salas menores ao lado do vão principal, acervos de paisagens e personalidades próximos à seu tempo, como pinturas e esculturas. 

Guerra – Longa Duração

No mezanino da casa de Julio de Castilhos, temos a vista que dá para o espaço GUERRA, que tem entrada, pelo corredor que leva aos jardins. É o local onde são exibidos acervos ligados aos conflitos militares, com acervos de armas, fotos e documentos.



Térreo da Casa Amarela – Exposições Temporárias

O térreo da casa amarela é dedicado às exposições temporárias, apresentando objetos que podem ser escolhas no acervo do museu, mas também apresentar acervos de intercâmbio com outras instituições. Sua temática em geralmente é urbana, sobre costumes e recortes sociais. Em 2023 a coleção apresentada é uma panorâmica sobre os 120 anos do museu com diversos acervos curiosos e uma janela especialmente dedicada aos costumes gaúchos.



O museu está constantemente investindo na comunicação com seus públicos, apresentando nos espaços expositivos QR codes com informações em inglês assim como alguns textos em braile, embora reconheça que ainda tem muito por melhorar.





O que mais tem para conhecer?...


Exposição Online Narrativas do Feminino 
Clique, ou copie e cole em seu navegador



Exposição Online Mulheres na Guerra Civil Farroupilha
Clique, ou copie e cole em seu navegador

Anita Garibaldi por Gaetano Gallino


Acervo Online - Plataforma Tainacan
Clique ou copie e cole em seu navegador


Catálogo Digital






MUSEU JULIO DE CASTILHOS
Visitação: terças a sábados, das 10h às 17h, nas quartas até às 19h

Rua Duque de Caxias nº 1205/1231
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Telefone: 3221.5946
museu_juliodecastilhos@gmail.com